É verdade, começar de verdade mesmo, com professor em sala, alunos em todas as carteiras da sala, anotando tudo o que o "sensei" lá na frente falava
Começou bem, o professor Marcos, de Sociologia da Comunicação, é muito bom, gostei deveras! Tá, depois da primeira prova talvez minha opinião mude um pouco, rsrs. No segundo período, depois do intervalo, nossa aula foi de Teorias e Técnicas com a professora Flávia. A primeira impressão é que ela é uma pessoa bem metódica e direita, gostei dela~ Daí, ontem tivemos Informática Aplicada, com o professor Elizeu, de quem também gostei bastante, e Língua Portuguesa semipresencial (na verdade, não tivemos exatamente aula dessa matéria, devido ao fato de que o sistema online que utilizaremos só estará disponível a partir de semana que vem). E hoje... bem, hoje vou pra aula daqui uma hora mais ou menos, e falo sobre hoje em outra oportunidade.
Deixa eu pensar... o professor Marcos indicou um filme e um documentário
Assisti novamente "Além do Cidadão Kane" ontem.
É um documentário produzido pela BBC de Londres em 1993 e censurado no Brasil por questões óbvias, que só vendo mesmo pra entender completamente, mas se eu disser que foi proibido aqui no país tropical porque "mete a boca" (com razão e com muitos argumentos totalmente válidos) na Rede Globo e cia
Por ter sido proibida a exibição do documentário por aqui, é difícil
Vale dizer também que nesse filme, há entrevistas de diversas personalidades, tais como Chico Buarque, Leonel Brizola e Washington Oliveto.
Minha opinião: já não gostava muito da Globo
O Quarto Poder eu vi hoje.
Esse filme também é um tanto antigo, é de 1997. Muito bom mesmo. Confesso que quando o professor falou sobre ele na aula, eu não botei muita fé, mas ao assistir a todo ele (2h apenas), minha opinião mudou totalmente!
O quarto poder do qual fala-se no título do filme é a mídia, a imprensa. A história do filme gira em torno do poder da mídia. Conta sobre um homem, pai de família, ex-segurança de um museu (John Travolta) que fica sem ação depois de ter sido demitido. Ele vai novamente ao museu tentar "convencer" sua chefe a empregá-lo novamente, e leva consigo alguns artefatos para intimidá-la. Essa "intimidação" se torna um sequestro, e Sam, que não queria nada além do seu cargo de volta, se vê sendo tratado como um sequestrador cruel que "mantém crianças como reféns" (essas crianças visitavam o museu quando ele vai falar com sua chefe). É claro que suas ações são um pouco imprudentes, mas não teriam assumido tão grandes proporções se não fosse a pressão da mídia, que, por meio de telejornais, aparições "ao vivo" do museu, do sequestrador e dos reféns e entrevistas aqui e acolá, acabou trazendo à luz todo o drama que faz desse filme um dos melhores que já vi!
Com certeza, tanto Além do Cidadão Kane quanto O Quarto Poder eu indico, são muito bons! Não só para quem, como eu, faz faculdade de jornalismo, ou que de alguma forma se interessa por coisas assim. Mas são filmes indicados a todo ser humano! Pois mostram clara e cruamente a situação de manipulação em que vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário