E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aprender a controlar a língua

Tiago já disse que a língua, mesmo sendo um pequeno órgão do corpo humano, faz um grande estrago quando usada de forma errada, levianamente ou de modo grosseiro, sem pensar. Além de muitas vezes vangloriar-se e elevar-se acima de "meros mortais".

"Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha." Tiago 3:5

Eu tenho sérios problemas com minha língua, que muitas vezes não cabe em minha boa, não consigo contê-la, por vezes até parece que fala sozinha. Mas hoje em dia eu já controlo muito mais, quando era mais jovem falava ainda mais, e pior, o que não devia falar.

Afinal, quem nunca ouviu o ditado que diz que temos dois ouvidos e uma boca para podermos ouvir mais e falar menos? Só que isso pouco funcionou durante minha infância e adolescência, pois eu não gostava de ouvir, em especial aquelas "críticas construtivas" - pra mim crítica sempre foi crítica, construtiva ou não, e não queria saber de ouví-las - que, em geral, vinha sempre de alguém mais velho que eu. Ahhh, eu não suportava.

Mas isso sempre me causou problemas, e em casa especialmente. Eu não entendia porque, eu era uma boa pessoa, e desde a minha conversão, de algum modo, sempre tentei ser um pouco melhor. Mas minha língua sempre causou um grande estrago, em especial com relação a alguém muito importante para mim: meu pai. Realmente, eu sempre falei o que queria pra ele, e acabava ouvindo o que não queria. Pois bem dizem: fala o que quer, ouve o que não quer.

De qualquer forma, não vou me aprofundar muito no assunto eu / meu pai. Os problemas (e soluções) e que tive com ele, e confesso que por vezes ainda tenho, são de ordem pessoal e não e sinto bem falando disso aqui. E outra: ele poderia achar ruim sendo exposto desse jeito. Não quero magoá-lo, não agora, não novamente por falar demais.

Mas não foi só com meu pai. Foi com outras pessoas que, em diferentes níveis, também eram importantes pra mim. Esses dias mesmo, eu tive uma briga idiota com uma amiga muito querida porque, no fim, não tive controle sobre mina língua. Me arrependi assim que tinha falado, mas daí o estrago estava feito e eu tinha que tentar consertar o que eu própria arranjara. E então outro texto das Escrituras me vieram à mente:

"Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus." Tiago 3:9

Não, eu não amaldiçoei minha amiga, não foi isso, mas o que esse verso quer dizer é que os mesmos lábios que servem para o bem podem ferir. E eu mais uma vez feri. Errei tentando acertar, pra variar. E magoei alguém que não podia magoar. Mas, graças a Deus, ela me perdoou!

Ahhh, é bom saber usar a língua! Eu estou no caminho, estou aprendendo. Não é fácil, e ainda continuo criando muito problema com essa minha língua grande, mas estou me esforçando a cada dia pra ser um pouco melhor. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu também preciso aprender a controlar a minha.Causo muitos problemas. Sou chamada de insensível,mas as vezes controlo quando penso antes de falar,mas quando me esqueço ai Jesus é horrível.

Anônimo disse...

Vish, eu também preciso aprender a controlar a minha. Pago muitos micos por causa dela falando de coisas pessoais minhas, é horrível! Mas quero aprender a me controlar mais.