E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

“Torne o impossível possível”


Tradução ~ Episode J vol. 4 Entrevista de Lee Joon Gi

Olá! Eu li esta entrevista em uma fanpage no facebook, traduzida em inglês. Gostei tanto dela que resolvi traduzi-la para o português e compartilhar com vocês. Como ela primeiramente foi traduzida do japonês para o coreano e deste para o inglês, a minha é a terceira tradução, então provavelmente não está 100% fiel à entrevista real.

Episode J é uma revista/livro/álbum de fotos exclusivo do ator Lee Joon Gi e sua primeira publicação foi em 2012, tendo quatro edições, sendo que o volume da presente entrevista, embora "feito" em 2012, só foi lançado em janeiro de 2013. Neste ano, haverá mais quatro edições, tamanho o sucesso que fez em meio ao público alvo, no Japão.

Como esta é uma entrevista longa, na qual o Joon Gi fala de si mesmo norteado pelas letras do alfabeto de A a Z, postarei em duas ou três vezes. Além disso, possivelmente eu teça meus próprios comentários no fim do último post.

créditos: tradução jp/kr: HARU
              tradução kr/eng: Elly (JGfamily)
              tradução eng/pt: Emily Caroline          
                                                                                       


Tempo de inverno // Tudo sobre ele

Depois do bem-sucedido final de “Arang and The Magistrate”, Lee Joon Gi tem tido dias ocupados com o lançamento do photobook e os encontros com fãs no Japão, etc. Ele começou a falar sobre as viagens consecutivas... Tudo sobre Lee Joon Gi, contado por ele mesmo.

Letra A – Attraction (atrativos).

Suponha que você está tentando apelar para os entrevistadores como um candidato em uma entrevista (de emprego). Deixe-nos conhecer seus três atrativos.

Se eu estiver em uma entrevista de emprego, eu apelaria aos entrevistadores com três pontos.
Primeiro: eu gosto de pessoas. Eu estou muito satisfeito com esta vida que eu tenho compartilhado com várias pessoas e eu quero conhecer mais gente. Eu tenho relações amigáveis que criam uma atmosfera acolhedora na qual as pessoas à minha volta podem estar juntas o tempo todo. Eu acho que este é meu principal ponto forte.
Meu segundo atrativo é a paixão. Vencer desafios utilizando-me de minhas habilidades tem sido a força que dirige minha vida. Sonhando com o futuro mais do que qualquer outro, eu quero aumentar o poder que me trouxe ao lugar onde estou agora, com minha perseverança. Mesmo agora, eu quero competir com outras pessoas, no sentido positivo, trazer harmonia e experimentar a sensação de dever cumprido. Acho que posso dizer que nunca desistir da paixão é meu ponto forte.
Por último, mas não menos importante, eu gostaria de citar a energia incansável. Eu gostaria de me tornar um espiritual parceiro que pode impulsionar as pessoas à sua volta com sua forte energia em qualquer momento, não permitindo em nenhum instante que elas se esgotem. Como você bem sabe, eu sou atualmente um reservista que terminou seus serviços militares no Exército com uma boa saúde da mente e do corpo.

Letra B – Belief (crença)

Lema.

Meu lema é “torne o impossível possível”. Pode ser que, na vida, eu me machuque muitas vezes, e queira desistir, mas eu acho que isto é por causa da mente fraca. “Está tudo certo”, “Eu posso fazer isto”. O controle da mente é o principal motor que torna seu corpo e alma ativos.

Letra C – Character (caráter)

Houve alguma mudança em seu caráter depois do serviço militar?

Houve sim uma mudança em meu caráter. Foi no Exército que aprendi sobre temeridade e seriedade. Eu acredito que minha vida agora é uma “felicidade” em que todas as pessoas que trabalharam para criar o que hoje é o ator Lee Joon Gi e todas as pessoas que têm mostrado interesse por mim continuamente estão juntas, como uma só. Eu dou valor a todas as oportunidades que recebo. Graças a isto, eu me tornei mais “mente aberta” e mais flexível ao tratar cada situação. Interiormente também, eu acho que me tornei mais sólido, de modo que, mesmo em circunstâncias instáveis, posso trabalhar com as coisas a partir de sua essência. Em tempo, eu penso comigo mesmo... [não sou um cara legal?] É claro que eu ainda sou o tipo de cara que curte a vida.

Letra D – Drama (dramaturgia)

O mais marcante/dramático momento em minha vida.

Não seria o fato de meu nome estar inscrito no fundo da mente das pessoas como sendo o ator que ganhou popularidade com o filme “King and The Clown”? Eu estava tendo um momento difícil passando por numerosas audições antes do filme, mas eu ganhei a chance com a audição dele, para a qual eu me preparei freneticamente. Durante as filmagens, eu tive que fazer um grande esforço ao lutar comigo mesmo para retratar o personagem Gong Gil, o qual é tão diferente de mim. Eu também tive que lutar com a solidão mesmo fora dos locais de filmagem, para me focar no personagem. Eu não fiz amizade com os diretores ou atores mais velhos. Tudo que eu fiz foi ficar indo e voltando entre o local de filmagem e as acomodações. Além disso, para um novato como eu, ter que interagir com os atores mais experientes me fez ficar tenso em todos os momentos. Depois de todo esse duro processo, chegou o momento em que recebi grande admiração dos telespectadores! E foi quando eu experimentei a perigosa síndrome da celebridade Lee Joon Gi! Eu ficava embasbacado, pensando “Eu poderia ser um herói em vida, como sou no filme”. Por algum tempo, foi tão avassalador que eu perdi o controle. Quando eu tive que lidar com tal experiência e precisei superar isto dentro de um ano, eu acho, foi o momento mais marcante, que somente 1% das pessoas experimentam. É claro, o momento milagroso do amado ator Lee Joon Gi ainda continua.

Letra E – Eat (comer)

A comida pela qual recentemente você se apaixonou.

Nos últimos tempos, estou totalmente viciado em Curry. Pessoalmente, eu realmente gosto de comida picante. Então eu como Curry muito picante com frequência, já que é minha irmã quem faz e ela é uma boa cozinheira.
Eu soube que comidas picantes são boas para a saúde e ajudam a manter uma boa dieta, além de serem boas para a pele também. Então eu gostaria de recomendar aos meus fãs. Quando você faz Curry em casa, ao fritar os ingredientes no óleo, seu nível calórico será maior. Assim, seria legal se você cozinhasse com apenas um pouco de óleo de semente de uva.
Também, eu caí de amores por salgadinhos coreanos. Ddeokbokki, Sundae, fritas... etc. Tudo isso é delicioso. Em especial, gosto de Ddeokbokki picante. Eu sinto como se todo o meu estresse fosse embora instantaneamente, então eu como frequentemente.

Letra F – Favorite (favorito/a)

Coisas que têm me interessado no momento.

É no (meu) próximo projeto que eu estou interessado mais que em qualquer outra coisa. Eu sempre penso sobre o próximo trabalho, mas parece que um ator e a determinação/dedicação (que precisa ter) em seu trabalho são duas coisas inseparáveis. Eu quero atuar em muitos bons papéis e dar profundas emoções a muitas pessoas.
Agora que eu entrei na faixa dos 30 (anos), eu tenho me interessado muito em ter um “bom repouso”. Tenho pensado sobre minha própria “cerca protetora”, minha “base sólida”.
Eu tenho interesse em atuar com diferentes personagens. Mesmo um pequeno acontecimento se torna uma boa experiência, que aumenta minha criatividade e o alcance de minha imaginação por meio da preparação, então é sempre confortante e divertido.
Eu me interesso por acessórios também. Quando eu atuo, eu não posso escolhê-los por mim mesmo, porque eu tenho que estar totalmente focado no personagem, mas pessoalmente eu gosto de acessórios. Além disso, os carros, que são o sonho de todo homem, são algo para o qual eu tenho olhado. Bonecos de soldados e armas têm atraído minha atenção recentemente. Homens são apenas homens, não importa quantos anos passem, não é? (risos)
Por último, embora eu goste de esportes no geral, eu estou disposto a praticar golfe e fazer cavalgadas. Pessoas à minha volta me dizem para evitar cavalgar, por causa do risco de queda/ferimento, mas eu amo os esportes que se joga tocando um nos outros e transpirando. Eu tenho feito cavalgadas frequentemente, mas quero fazê-lo mais profissionalmente. Quero alcançar a etapa em que você se move com o cavalo, como se fossem um. Isto me atrai.

Letra G – Global (Global)

Lugares que eu quero visitar no inverno .

Embora eu tenha estado ao redor do mundo para filmar por trabalho, Saint Moritz na Suíça é um lugar que me vem à mente quando chega o inverno. É bastante impressionante que as pessoas de lá vivem em harmonia com a natureza e tentam mantê-la. Parece-me que elas estão satisfeitas com suas vidas, por todo o esforço delas em preservar a natureza. Eu acho que foi com elas que aprendi como ter uma vida feliz, dá pra ver em seus olhos que ficam contentes com cada coisa, por menor e simples que seja, e vivem prazerosamente, embora suas vidas não sejam grandiosas. Eu não pude ver muito da Suíça, porque eu estava lá para uma sessão de fotos, nem mesmo vi a beleza e a grandeza natural que os Alpes ostentam. Dessa forma, se eu tiver chance, eu gostaria de visitar mais lugares no lado ocidental da Suíça. Eu acho que as pessoas que realmente sabem como aproveitar a vida vivem lá.
Por causa da expectativa de que eu possa ver/experimentar um novo estilo de vida, este é um dos lugares que eu realmente quero visitar.

Letra H – Holiday (feriado)

Dias sem horários (compromissos).

Honestamente, eu prefiro trabalhar incansavelmente, respirando e me divertindo em um monte de lugares. Quando eu posso descansar sozinho, eu durmo, vejo filmes e como, para meu próprio deleite. Assim, eu procuro ganhar peso logo para que, quando necessário, eu esteja preparado (risos). Eu gosto de sair pra beber com pessoas legais, então eu bebo com quem eu não tenho muito contato, falo um monte e cozinho também... e inclusive eu abraço meus amados filhotes (de cachorro) em meu tempo livre. E depois, quando eu fico cansado, eu saio de carro, mas eu não vou para nenhum lugar específico nem quero ver algo específico, pois eu não vou muito longe. Não são feriados muito chatos e comuns?
Eu gosto de brinquedos como bonecos de soldados e armas, então eu coleciono-os pouco a pouco. Por fim, frequentemente eu passo o tempo sozinho. Eu gosto também de ouvir música antes de dormir.

________________________________________________________________
*atualização: parte 2 aqui - parte 3 aqui

sábado, 26 de janeiro de 2013

嵐: MEGA COMBO DE ANIVERSÁRIO

嵐: MEGA COMBO DE ANIVERSÁRIO: Yo!  Ise-chan desu ~ Né, pra qualquer Arashian, hoje é um dia especial, mas aqui, para nós do Hatenai Arashi, é ainda mais esp...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vozes~ e silêncio


Pois é, eu escuto vozes. Isso é normal? Não, não é. Mesmo assim, eu escuto, faz anos. Vozes de todos os personagens que gritam para sair da minha mente, mas que no fim são apenas vozes que eu escuto.

Eu sonho um dia conseguir escrever de verdade e transcrever essas vozes que falam nas horas mais inconvenientes. Quando estou deitada na cama, prontinha pra dormir. Quando estou andando na rua, apressada para não chegar atrasada no trabalho. Quando estou no banheiro fazendo minhas necessidades. Quando estou ouvindo música enquanto caminho na cidade.

Mas é só sentar na frente do computador e pensar: eu vou escrever! É bem quando... todas as vozes se calam e todas as ideias somem. Por quê? Esse silêncio me frustra.

O primeiro livro que comecei a escrever... e terminei de escrever... simplesmente tomou chá de sumiço. tinha 200 páginas que simplesmente evaporaram. Mas isso foi na adolescência, eu devia ter 14 anos quando escrevi. Ao ler pensei que estava muito fraco de conteúdo, pois afinal era completamente baseado numa decepção amorosa de uma criança eu. Então, com muita vergonha de deixar alguém ler, eu simplesmente deixei descansando numa pasta escondida no computador e, um dia desses, ao procurar o livro para tentar "refazê-lo" e quem sabe torná-lo uma história descente, cadê? Pois é, tinha sumido.

O segundo livro comecei em 2010, escrevi 15 capítulos, até que a história estava legal, mas quando chegou no miolo eu simplesmente não consegui continuar. A Evie infelizmente parou no tempo com quinze anos.

Mas~ em 2011 até o comecinho do ano passado eu escrevi algo com começo, meio e fim. Outras pessoas, que não eu, leram. Foi uma fanfic de 41 capítulos e mais um extra. Mas ela, embora seja a primeira façanha literária da qual me "orgulhei" de escrever, nunca sairá do blog, ou do Arachikut, onde primeiramente ela foi postada, ou da pasta "Documentos" no meu laptop. Porque não é um livro.

E agora, mais recentemente, comecei meu terceiro livro, mas "estacionei" no segundo capítulo.

Contudo, as vozes insistem em estar presentes...

Quando eu era criança, montei com minhas próprias mãos livrinhos que minha mãe guardou com carinho "para o caso de eu me tornar uma escritora famosa". Na verdade, creio que ela guarda esse livrinhos até hoje. Mas eu ainda não me tornei uma escritora famosa.

Mas meu sonho não é me tornar famosa. É escrever. Escrever bem. Ver meu nome ali, na capa de um livro. Emily Caroline. Só que... eu posso ficar horas e horas em frente ao laptop. As vozes não dão um pio. Tudo silêncio. E não adianta eu "me obrigar" a escrever. Pois nessas horas, escrevendo obrigada, dificilmente fico satisfeita com o que escrevo.

Estou concluindo este artigo isso é um artigo? e vou para o quarto, assistir Daddy Long Legs. E daí, já posso até imaginar... estarei em frente à TV e as vozes vão voltando aos poucos. É sempre assim...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Lee Joon Gi

atualizado em 30 de janeiro

Vim aqui hoje falar de um ator sul-coreano que também é cantor. Como disse no post da retrospetiva 2012, vou expor para vocês quem é Lee Joon Gi. Pelos meus cálculos, este é o segundo ator de quem falo no blog. O primeiro foi o Jang Keun Suk, aqui. Mas, em termos "estrelísticos" (neologismo o.o), já falei do Arashi avá, do Kis-My-Ft2 e do Roupa Nova. Então, pensando por esse lado, o Joon Gi é o quinto artista sobre o qual escrevo.

Eu conheci essa coisa linda com voz divina assistindo ao kdrama My Girl. Não o My Girl com Aiba Masaki do Arashi, que por sinal é um jdrama, ao qual eu também assisti, mas já faz tempo. Trata-se de um dorama de anos antes, de 2005, sendo que o de Aiba foi ao ar no fim de 2009.

Bom, mas vamos por partes, como diria Jack, o Estripador. Até porque eu não estou aqui pra falar de kdrama e jdrama =) ou estou? Acho que estou, um pouco.

My Girl eu baixei no Dramania (também tem no AsianTeam - ambos necessitam cadastro) pra uma amiga e assisti por insentivo dela. Quer dizer, eu já baixara, mas não tinha muita vontade de ver, então por meses ele ficou apenas ocupando espaço no meu HD. Obviamente, como em 99% dos dramas asiáticos, tinha um triângulo amoroso. Acontece que a mocinha gostava do mocinho e, voilá, o mocinho também gostava da mocinha! Ou seja, o triângulo amoroso existia só para o "segundo mocinho" que era ninguém mais ninguém menos que meu Joon Gi!

Conclusão: semi-esqueci do casal principal e cada vez que o Jung Woo (Lee Joong Gi) aparecia em cena com ou sem a Yoo Rin (e sofria que nem um condenado, tadinho, porque amava e não era correspondido) meu coração parecia que ia saltar pela boca.

 




Jung Woo e a mocinha, Yoo Rin









Depois disso, me apaixonar foi fácil. Pois é, corri para o Google e encontrei seu perfil no AsianWiki, no DramaWiki e em vários outros sites. Basicamente, seus dados são:

Nome: Lee Joon Gi / Lee Jun Ki
Hangul (letrinhas coreanas): 이준기
Data de nascimento: 17 de abril de 1982
Local de nascimento: Busan, Coreia do Sul
Formação Acadêmica: Universidade de Artes de Seul
Profissão: ator, modelo, cantor
Altura: 1,78cm
Peso: 66Kg
Família: Pais e irmã mais nova
Agência: IMX/Interactive Media Mix (Japanese)

Bom, se querem mais dados, vagueiem pela rede como eu fiz e garanto que acharam muita coisa. Em questão de dias já tinha ouvido toda a discografia do rapaz. Sim, ele é cantor, embora não seja profissional, do tipo que debutou, mas cantor para deleite de seus fãs. Quando eu descobri, quase caí pra trás de tão empolgada! Tem uma bela voz e embora não alcance o AsiaPrince Jang Keun Suk, tá quase lá. Eis uma amostra da qual, em pouco tempo, se tornou uma das minhas músicas favoritas!


Esta é Foolish Love (Babbo Sarang - em português, Tolo Amor). O vídeo é um fanmade (feito por fã) com cenas do dorama que citei acima, My Girl. Coincidentemente, a letra tem tudo a ver com o personagem Jung Woo, hihi.


Outra que amei foi: Don't Know Love [Sarang Eul Molla - em português, Não Conheço/Sei o (que é o) Amor]. Essa é mais romântica, estilo balada ou algo assim.

Fala sério, a voz dele é belíssima!

Em menos de uma semana, já tinha descoberto que ele é considerado um dos melhores atores da Coreia, que Hero foi seu último dorama antes de entrar para o exército, em meados de 2010 (ok ok, eu não sei a data certa) e que ele ficara confinado por 22 meses. Então, mais do que ligeiro, providenciei esse kdrama. Falo sobre Hero, inclusive sobre download, aqui. Um dorama ótimo que indico a todos!

Mas, ao procurar por Hero, descobri que ele também fizera Iljimae em 2008 e que, inesperadamente, eu tinha esse dorama baixado há meses, mas não tive vontade de ver. Bom, vi Hero "num pulo", vi um filme lindo, produção Japão/Coreia, Hatsuyuki no Koi, do qual escrevi aqui, e corri para ver Iljimae, do qual falei aqui. A cada episódio, a cada dorama, a cada filme, a cada foto que via, a cada música, a cada vídeo, só sentia minha paixão crescer. E vi diante de meus olhos um ator semi-perfeito (afinal, que ser humano é perfeito?) à semelhança do Johnny Depp.

Obviamente, o Depp tem muito mais bagagem. Ele é um "veterano de guerra", que encarna seus personagens como ninguém, desde Willy Wonka na versão "mais recente" do filme infantil A Fantástica Fábrica de Chocolate, até o Chapeleiro Maluco de Alice no País das Maravilhas, passando por Edward Mãos de Tesoura, Jack Sparrow no filme de ação/aventura Piratas do Caribe e Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.


O que quero dizer é que o Joon Gi encarna seus personagens muito bem também. Em My Girl, ele é um playboy-filhinho-de-papai namorador e vagal; em Hero ele é um jornalista comprometido com a justiça, a verdade e o dever; em Iljimae ele é um herói mascarado de antigamente, que durante o dia é um "desocupado" membro de gangue de rua e à noite se transforma em um ladrão à la Robin Hood.

Lee Joon Gi fardado
Bom, mas ok, Hero foi seu último dorama antes do exército. E daí? Quando ele saiu afinal?

Ele foi dispensado do exército sul-coreano no dia 16 de fevereiro de 2012. Nisso, já estava com todo o gás e promoveu, no mesmo dia, um encontro com os fãs que esperaram um tempão para vê-lo novamente. Algum tempo depois, ele fez fanmettings (encontro com fãs), o Coming Back! no Japão e posteriormente na China. Também lançou um novo mini-álbum, primeiramente no Japão, intitulado Deucer, e duas semanas depois lançou o correspondente, Sweet Memory, na Coreia. Mais ou menos no meio de 2012, embarcou nas gravações de um novo dorama, chamado Arang and the Magistrate, que foi ao ar no segundo semestre do ano passado. Atualmente (?) ele fez em Seul, na Coreia, o fanmetting "JG TIME With You... at Home", parte de sua turnê JG TIME With You. Mais atualmente ainda (?), no dia 26 de janeiro, ele fez o "JG TIME With You... in Beijing".
Foto retirada do official website


Deucer







                                          Sweet Memory
                                                                                                    

Como não podia deixar de ser~ postarei minhas duas músicas favoritas do Deucer/Sweet Memory:

Together, em suas três versões (japonês, coreano e chinês)


Born Again

Pois é~ claro que vi Arang. Embora o tema, à primeira vista, não tenha me atraído (fantasmas, forças sobrenaturais, demônios, lendas antigas), eu simplesmente precisava ver o que o Joon Gi aprontara depois de sair do exército.



Mas antes de ver o kdrama, vi Flying Boys, um filme antigo (não lembro o ano, mas acho que é 2004), legendado pelo DramaFans. Ele não faz o protagonista, é apenas um coadjuvante, mas dança lindamente (era um pirralho de vinte e pouco anos quando fez esse filme).


E daí~ vi Arang and the Magistrate (Arang Sato Jeon - Arang e o Magistrado). Confesso que nos primeiros três episódios, achei bem morno. Não que a qualidade não fosse boa, os atores não fossem bons, a trilha sonora não fosse boa, pelo contrário. É uma superprodução. E, como não podia deixar de ser, o Joon Gi mostrou a que veio, com cenas maravilhosas de ação logo no começo, e além disso ele é completamente diferente do Ryung/Geom/Iljimae, do Jung Woo e do Jin Do Hyuk. O magistrado Kim Eun Oh, assim como a própria Arang (Shin Min Ah), eram dois personagens ótimo! Os dois atuaram muito bem, em cada episódio.

Mas minha atenção foi cativada totalmente lá pelo quarto episódio. Não sosseguei enquanto não concluí os 20. Embora seja uma história fantástica e fora da nossa cultura, me surpreendi com a maneira de conduzirem o espectador. Simplesmente fenomenal, amei! E o final~ só vi três tão tchutchucos quanto: Hana Yori Dango Final, com meu amor Matsumoto Jun; Love Rain, com meu amor Jang Keun Suk; e Secret Garden, com meu amor Hyun Bin. Muito, muito fofo!! Adorei o final de Arang!!

Fora tudo isso, foi o primeiro romance (tirando o filme Hatsuyuki no Koi) que vi com o Joon Gi. Quer dizer, tanto em My Girl quanto em Hero e em Iljimae, obviamente tem uma pitada de romance, mas foi Arang que acalentou meu coração, pois como sou uma romântica inveterada e melosa, precisava de mais açúcar. Afinal, em My Girl o Jung Woo é o cara que "sobra"; em Hero não tem sequer um beijo na boca (como eu disse no review); em Iljimae, embora tenha uma paixãozinha aqui e acolá, o foco é outro, Iljimae tá preocupado com coisas "mais sérias". Então, ao ver cenas cheias de doçura e romantismo em Arang, meu kokoro pulou no peito.







Neste belo dorama, ainda há um extra. Um dos temas musicais é interpretado pelo próprio Lee Joon Gi! Até onde sei, a primeiríssima participação dele no ost de um dorama~ 

 One Day

Este dorama foi legendado em português pelo Fansub Dramas Épicos. Vale a pena conferir!

Depois de me derreter com Arang, estava numa pequena ressaca pós-dorama que durou alguns dias. Simplesmente não conseguia embarcar em outro e só conseguia pensar em assistir algo com o Joon Gi. Fiquei sabendo de um filme lindo que ele fez, que foi o estopim para que sua carreia como ator explodisse. O filme se chama King and the Clown (O Rei e o Palhaço) e é de 2005. Mas confesso que foi decepcionante ler algumas resenhas e sinopses por aí... e descobrir que trata da homossexualidade (tema que em si me deprime) me desanimou. Em contrapartida, li que o Joon Gi se mostrou um ótimo ator e então eu decidi que precisava ver. Baixei no Dramania e boa. 

Não me decepcionei. Tipo, não é o melhor filme que já vi na vida, mas é bom. Além do mais, outra vez o JG subiu ainda mais no meu conceito. Ele faz o papel de um palhaço de rua, espécie de trovador, que por ter uma beleza andrógina e exótica, suscita a luxúria dos poderosos. Quando seu amigo decide ir para a capital a fim de que o Gong Gil (JG) não seja mais escravo do desejo de homens ricos, nobres e muito mais fortes fisicamente, sua beleza acaba atraindo a atenção do rei.


Gong Gil
Jang Sang (amigo de Gong Gil)
O que mais me agradou nesse filme foi a forma como a amizade foi abordada. Por incrível que possa parecer, meu personagem favorito foi o Jang Sang e não o Gong Gil, pois foi o Sang quem demonstrou uma amizade incondicional do início ao fim.

E só tenho uma coisa a acrescentar sobre King and the Clown: o final é muito lindo! Aprovo 100%.

Por fim, o "último" trabalho dele que vi foi o dorama Time Between Dog and Wolf (Tempo/Momento entre o Cão e o Lobo). É um dorama de 2007, também legendado pelo AsianTeam, que baixei pelo tracker Dramania. 

Não me arrependi de ver, viciei totalmente, cada segundo do kdrama me prendeu, e o JG está um verdadeiro deus grego. Como em Iljimae, ele "encarna" mais de um personagem, que no fim é o mesmo. Ele é o agente da NIS (National Intelligence Service) Lee Soo Hyun, que trabalha como agente secreto infiltrado na Cheongbang, uma gangue tailandesa contrabandista de drogas. Ao perder a memória em um acidente, ele passa a crer que é, de fato, Kay, o membro da Cheongbang, e se esquece completamente de sua missão. 

É um super dorama de ação que nos faz (a mim fez, pelo menos) ficar em desespero total, pulando histericamente em frente à tela em pura adrenalina. Essa história de ação belamente construída é "coroada" com um belo romance de fundo, além de um relacionamento bonito de se ver entre irmãos adotivos.

Embora o final seja bem simples (exitante, a adrenalina vai a mil nos 10 minutos que antecedem o fim derradeiro, mas os últimos cinco minutos são bem normais e, para quem gosta de finais estupendos, românticos e "gracinha" como eu, esteja preparado, para não se decepcionar - eu estava e não me decepcionei nenhum pouco!), o dorama todinho, os 16 episódios, são maravilhosos e te prendem totalmente. Fazia tempo que não me exitava tanto. Meu coração veio à boca muito mais de uma vez!


Lee Soo Hyun / Kay
Kang Min Gi (irmão adotivo de Lee Soo Hyun)
Seo Ji Woo
(Ari é seu nome tailandês - objeto do amor de Soo Hyun e Min Gi)
Bom, bom, bom... tudo que eu vi do JG se resume a isso. Baixaria mais (sei onde tem mais dois filmes e um dorama, estou me segurando), mas tenho vários doramas pra ver, então me contenho. 

Agora, meu desejo é poder adquirir algo original. Quero o DVD do Coming Back! in Japan e o Deucer japonês ou Sweet Memory coreano. Mas, antes, quero outro DVD. Mais pra frente, quando ele for lançado e conseguir comprar eu faço um post sobre, mas trata-se do DVD da Tour Popcorn, do Arashi. Do AsiaPrince, não sei se comentei aqui, mas minha tia comprou o Just Crazy, seu álbum japonês, de presente para mim. CD muito maravilhoso! Obrigada, tia Cleu!!


É isso! Ahh, mas antes, só mais uma coisinha: o JG lançará um novo mini-áçbum ainda esse mês, simultaneamente na Coreia e no Japão. Não lembro o nome do álbum nem a data certa (viram como sou boa em informar?? hihi).
~> editando: o nome do álbum é C+B+C ou Tonight, que é uma das faixas e o nome da edição japonesa e foi lançado hoje, dia 29 de janeiro. Sinceramente, não entendi muito esse esquema C+B+C/Tonight, que são dois álbuns diferentes, mas iguais acho que o Tonight foi lançado somente no Japão

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Iljimae

atualizado dia 18/01/2013

Vamos para a primeiríssima resenha (isso é uma resenha?) de 2013.

Este k-drama maravilhoso, que com certeza entrou para minha lista de favoritos, terminei de ver no dia 30 de dezembro de 2012, ou seja, dois dias atrás. É um dorama que me deixou de "ressaca" e suponho que não conseguirei assistir outro ao menos pelos próximos dias. Meu primeiro k-drama épico, e agora vou ver épicos a doidado, pois AMEI o gênero!

Confiram o elenco completo do dorama na AsianWiki. Claro que o Lee Joon Gi, meu mais recente amor coreano, é o protagonista, nosso querido Iljimae, e foi definitivamente o motivo de eu assistir esse drama. Mas~ se eu comecei a ver Iljimae por causa do Joon Gi, não foi só por ele que vi até o final.

Primeiro, vamos dar a sinopse. Mas esta ficará por minha conta, não copiarei de nenhum site, pois se dependesse delas, eu não teria assistido. Enfim, vamos lá!

A história se passa na era Joseon. Quando criança, Geom Lee era muito rico e feliz. Era o filho mais novo de pais que o amavam demais, Lee Won-Hoo e Mrs. Han. Tinha uma irmã chamada Yeon-Yi. Um dia, acompanhando o pai na cidade, ele tromba com uma menininha mendiga e, enojado, se afasta. Logo depois, ele acaba se envolvendo com dois jovens, um pobre e um rico, o pobre tendo sido acusado pelo rico injustamente de ladrão. Geom sai em defesa do menino pobre e acaba brigando com o rico. Por isso, o pai do menino rico, Byun-Shik vai até a casa de Geom se desculpar com seu pai, Won-Hoo, e leva consigo a filha mais nova Eun-Chae. Ela e Geom acabam se encontrando e desenvolvendo uma rápida amizade. Essas crianças, Geom, Bong Soon (a menininha mendiga), Ja Dol (menino pobre), Shi-Wan (menino rico) e Eun-Chae, estarão intrinsecamente ligadas ao decorrer da trama.

Porém, alguns dias depois, sem motivo aparente, Geon vê o pai ser cruelmente assassinado e sua mãe e irmã feitas escravas. Ele foge e é resgatado pelo "ladrão de bairro" Seo Dol, que até então era pai adotivo de Ja Dol, porém este é entregue a Byun-Shik como sendo seu filho bastardo, a fim de tornar-se nobre, conforme o desejo de sua mãe Dan Yi, que é casada com Seo Dol. Geom perde a memória e vive como Ryung. Seo Dol e Dan Yi, embora saibam de sua origem nobre, o criam como filho deles mesmo e ocultam a verdade, para que ele não sofra.

13 anos depois, já um jovem rapaz meio irresponsável, que não gosta de estudar e que passa seu tempo livre gastando o pouco dinheiro que tem em cassinos, Ryung "conhece" Bong Soon, que vive com seu pai adotivo vendendo bugigangas e aplicando golpes para ganhar dinheiro. Ambos não se reconhecem, obviamente.

Lá pelas tantas, Ryung relembra, de forma curiosa num ringue de luta-livre, todo o seu passado, mas não revela a ninguém que sua memória voltou. Em vez disso, une-se a uma gangue de rua para aprender técnicas de luta. Assim, para encontrar o assassino de seu pai, ele transforma-se em um ladrão à la Robin Hood, que rouba dos ricos para dar aos pobre, e no lugar do roubo, ele sempre deixa o desenho de um ramo de ameixeira em flor, pois essa era a árvore que florescia no quintal de sua antiga casa quando criança. Ele era um "ladrão bom" que usava as técnicas aprendidas com seu pai adotivo para ajudar os mais desafortunados, mas seu objetivo era um só: encontrar a espada com um estranho símbolo gravado; a espada que matara seu pai. Por causa do ramo de ameixeira, ele passa a ser conhecido como "Iljimae", que quer dizer algo como "um único galho de ameixeira".

Já com a memória recobrada, ele "conhece" a Eun-Chae e se apaixona por ela. Por sua vez, Eun-Chae cai de amores pelo herói mascarado. Mas Iljimae não deixa que ela saiba que ele é Ryung, de quem ela definitivamente não gosta.

É aí que entra novamente Ja Dol na história, mas seu nome já é outro. É chamado agora de Shi-Hoo. Ele foi criado como irmão da Eun Chae, mas secretamente é apaixonado por ela e sabe de seu amor pelo Iljimae, um ladrão procurado pela corte, pois ele tem causado grande confusão no reino. Shi-Hoo, por ser "filho bastardo", embora tenha crescido em meio às riquezas, nunca pôde ser nobre de verdade, chegando somente ao nível de guarda. Contudo, quem conseguir capturar o Iljimae, seja quem for, tem o direito de se tornar um mandarin real (uma espécie de comandante). Ou seja, são dois bons motivos para ele caçar Iljimae: seu amor pela Eun-Chae e seu desejo de se tornar um nobre.

Bom, acho que já falei demais, dei alguns spoilers, mas nada que comprometa a história. Chega de sinopse. Afinal, tem muito mais neste k-drama do que dá pra contar. É uma trama tão cheia de laços e nós que só mesmo assistindo para entender. Mas vão com fé pois eu posso garantir que, por mais triste que possa ser, e por mais que possamos chorar de se lavar durante os vinte episódios, o final não decepciona. Não sejam como eu, que fiquei catando resenhas por aí e lia em todo canto que "o final é triste", "o final me decepcionou", "não entendi o final" e coisas do gênero. Isso me fez ter muito medo do que me aguardava. Mas no fim o final me deixou satisfeita. Claro que eu, como espectadora, poderia encontrar "n" maneiras de ter um final melhor, mas sinceramente, eu gostei.

Acho que a única resenha que li e que valeu a pena foi no blog Blablabla Aleatório. A autora faz uma pequena consideração sobre o desfecho da história que me ajudou muito e a reproduzo aqui:" O drama entrou para a minha lista de favoritos e se depois de assisti-lo, assim como eu, você ficar com a pulga atrás da orelha por causa do destino dúbio do personagem. Você tem duas escolhas: aceitar o que é mostrado de forma escancarada no capítulo final, ou voltar à procura de pistas (especificamente na primeira cena do drama) e tecer suas próprias conclusões".

Claro que o dorama não é perfeito. Nenhum é. Mas vale a pena ver!

Baixei pelo tracker do Asian Team, o Dramania. Para quem tem o cadastro, é possível baixar por lá. Aliás, eu baixei no Dramania, mas perdi a senha e não consigo recuperar, então fiz recentemente o cadastro no Asian Team, embora ainda não tenha feito nada lá.

É isso. Tem algumas cenas de Iljimae que me marcaram, claro! (todos os créditos das legendas ao Asian Team).

Lee Won Hoo aconselhando o pequeno Geom

Ryung (Iljimae) recebendo conselhos de seu Mestre de luta, um ex-assassino.
Nessa hora, ele já retomou a memória e se recorda das palavras do pai (acima).

Novamente, Ryung sendo aconselhado por seu Mestre

O ex-assassino ensinando técnicas de luta com espadas a Ryung
E, como não podia deixar de ser, dois vídeos feitos por fãs que encontrei^^ 




Espero que os vídeos suscitem ainda mais a curiosidade e vocês decidam assistir esse drama, que é maravilhoso!


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Fechando 2012 com chave de ouro: uma pequena retrospectiva desse ano memorável!

Oi, pessoinhas! Como estão? Espero que bem.

Estou meio atrasada, eu sei, deveria ter escrito isso ontem, ou até mesmo antes, mas realmente o tempo esteve contra mim. Ou era eu mesma... talvez eu tenha folgado, não sei. Mas... antes tarde... do que mais tarde. Não é?

Não fiz muitos posts esse ano, né. Aliás, não fiz muitos posts ano passado. Apenas 76~ quer dizer, em comparação com 2011, quando fiz 85, foi até razoável. Mas queria estar mais aqui. Só que... enfim, por motivos variados, todos eles válidos, não estive aqui com a frequência que gostaria, mas não vou ficar me justificando. Porque estou aqui para celebrar 2012 e agradecer!

Em 1º de janeiro de 2012, escrevi aqui neste blog: "2012 é um ano que promete! Estou ansiosa para ver o que ele reserva para mim. Começarei a faculdade, e esse é somente um dos começos, pois quero fazer de 2012 um ano para ficar na memória como Um Ano Bem Vivido".

Realmente, 2012 foi um ano lindo! Um ano maravilhoso. Sim, um ano de lutas e lágrimas, e sei que teve muito sofrimento, mas acima de tudo foi realmente um ano bom!

Deixa eu listar aqui meus "começos" em 2012:

  • comecei a "trabalhar" como revisora na fanbase/fansub Hatenai Arashi;
  • comecei a faculdade de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo;
  • comecei o curso de inglês, do Básico, no CNA (Cultural Norte Americano);
  • comecei a fazer um curso online de japonês;
  • comecei uma amizade muito especial com a Karen;
  • quebrei o preconceito e passei a gostar de k-dramas;
  • passei a gostar de alguma coisa de k-pop;
  • iniciei amizade com muitas arashians, principalmente a Tamara (mas todas são importantes);
  • ganhei amigos e passei a fazer parte de um grupo na faculdade (Filipe, Adrina, Larissa, Roberta);
  • iniciei amizade com uma mulher muito especial que mora lá do outro lado do mundo, a Andrezza;
  • comecei a trabalhar como secretária da igreja que frequento;
  • iniciei "O Livro que Quero Escrever".
Foram doze começos. E por cada um deles, sou eternamente grata a Deus!! 2012 foi realmente um ano especial e feliz! Aprendi muitas coisas também, como, por exemplo, fazer fechamento de caixa mensal na igreja e pegar ônibus sozinha. Tudo faz parte de tudo de bom que aconteceu em minha vida.

Nem todos os começos foram devidamente concluídos. Alguns foram interrompidos e outros foram prolongados. 
  • Ainda sou revisora do Hatenai, comigo se uniram mais três moças, e pretendo continuar por muito tempo!
  • Terminei o primeiro ano da faculdade e neste ano farei o segundo. 
  • Terminei o Básico 1 e o Básico 2 do curso de inglês, e neste ano farei o Pré-Intermediário, também 1 e 2. 
  • O curso de japonês, infelizmente, tive que "abandonar", pois realmente não estava dando conta, por causa da faculdade e do inglês. 
  • Minha amizade com a Karen prossegue, mas como ela saiu da faculdade, pouco nos falamos, e daqui  a um mês ou dois ela vai embora para os EUA, então ficará ainda mais difícil. 
  • Assisto k-dramas como louca, embora ainda sejam poucos, bem menos que os j-dramas, eu poderia dizer que 2012 foi um ano coreano em minha vida. 
  • Gosto de k-pop e (não me matem) acho o coreano até mesmo mais melodioso que o japonês, mas é somente de três cantores solos e uma boyband, o SHINee, e continuarei loucamente apaixonada por dois k-singers em especial, dos quais falarei depois. 
  • Todas as arashians com quem iniciei amizade ainda são colegas queridas, mas é a Tamara que se tornou uma amiga tão especial (e a conheci pessoalmente em julho). 
  • A Adrina é minha AMIGA na faculdade, e os outros são muito queridos também, além de nosso grupo ser ótimo nos trabalhos que fizemos juntos (tudo bem que foi apenas na segundo semestre).  
  • A Andrezza foi a MELHOR AMIGA que encontrei nos últimos tempos, ela realmente foi um Presente de Deus em minha vida, e mesmo morando tão longe, no Japão, sinto como se ela estivesse do meu lado muitas vezes!
  • Meu trabalho na igreja começou em novembro de 2012 e ainda tenho um mês de experiência, mas   estou amando, e realmente sei que foi um trabalho dado por Deus na hora certa!
  • Meu livro está estacionado, depois de um prólogo e dois capítulos, mas pretendo continuá-lo!

Claro que não foi tudo um mar de rosas. Houve lágrimas, dor, problemas que pareciam gigantes, mas Deus segurou minha vida em Suas mãos, como sempre, e tudo foi divinamente, maravilhosamente, curado, resolvido e transformou-se em belos sorrisos! 

Primeiramente, eu caí no ônibus no dia 12 de abril. Doeu, mas não chorei, sou "durona". Quando o ônibus fez uma curva, como eu estava em pé para descer, pois o ponto estava próximo, desequilibrei, escorreguei para frente e bati na porta de saída. Se a culpa foi de fulano ou de sicrano eu não sei. Se era o motorista que estava correndo demais, eu que não me segurei direito e perdi o equilíbrio, um terceiro motivo desconhecido ou todos eles juntos, não sei, mas sei que fui levada pelo Resgate para o hospital. Meu joelho tinha saído completamente do lugar! A patela (aquela "bolinha" que fica no meio da perna, que é o osso do joelho) estava fora, totalmente, como se realmente fosse uma bolinha que tivesse sido arrastada para o lado da perna, e não mais estava na frente, onde é o lugar dela. 

O médico plantonista pôs a patela no lugar somente empregando um pouco de força, como se encaixa um bloco na parede, pediu um raio-x e, como não havia fratura óssea, ele engessou e mandou eu voltar e ser atendida por um ortopedista especializado que me pedisse uma ressonância. Uma semana depois, voltei no hospital e o doutor que me atendeu tirou o gesso e colocou somente uma tala. Vinte dias depois, fui para o Rio Grande do Sul na festa de aniversário de minha prima com a perna imobilizada. 

Pensem em alguém com a perna "dura" viajando de avião, e andando por Osório, Gramado, Nova Petrópolis e Porto Alegre. Seria cômico se não fosse trágico. Vejam a situação:

  
Voltando do Rio Grande, finalmente fiz a ressonância e alguns dias depois o resultado saiu. Não precisaria operar, pois o ligamento (não lembro qual exatamente) não rompera por completo. Então, começaram as sessões de fisioterapia, vinte ao todo. Hoje, embora meu joelho não esteja 100% bom e ainda não esteja muito forte (porque não faço os exercícios de fortalecimento como deveria :p), estou bem. Vejam uma foto minha na festa de 15 anos de minha irmã, em 08 de setembro:


Fora o problema do joelho, alguns problemas emocionais, psicológicos e financeiros também ocorreram. Nada físico. Não entrarei em detalhes, pois são assuntos íntimos e também levaria muito tempo descrevê-los. Chorei muito, fiquei triste, mas no fim sempre passava e eu voltava a sorrir, pois é o que prefiro fazer. 

E assim, toquei o barco, seguindo por mais um ano de vida. 

Concluí o primeiro ano na faculdade com sufoco. Foi realmente cansativo o final desse segundo semestre. Mas deu tudo certo, graças a Deus! E, embora por um tempo tenha ficado preocupada com a possibilidade de ter que interromper o curso (isso faz parte daqueles probleminhas financeiros dos quais falei acima), poderei continuar, estou muito feliz por isso!!


Uma coisa muito importante que aconteceu esse ano foi o surgimento do nosso blog/fanbase/fansub Hatenai Arashi!! Somos um blog que legenda coisinhas (programas, doramas, apresentações, etc) do Arashi sem fins lucrativos, apenas por prazer e para dar a fãs como nós (uma equipe de 14 meninas) a oportunidade de entender e conhecer, ao menos um pouco, por meio de legendas, o que nossos meninos falam e fazem. O blog surgiu em 25 de janeiro de 2012 e daqui a alguns dias completará um ano de existência! 

Como eu disse, em 2012 eu comecei a ver e amar k-dramas. Não poderia deixar de agradecer à Karen por isso. Ela que me emprestou os DVDs de Boys Before Flowers, meu primeiro drama coreano. Não o meu preferido, mas o que me fez buscar por outros. Além de encontrar meu "first korean love", o Kim Hyun Joong! 


Depois disso, foi só festa! Digo, com relação a k-dramas. Para quem se interessar, todos os 14 k-dramas que vi em 2012 (não são tantos assim, hihi) foram bons, e todos eu encontrei legendados em português. Onde? Ah, em vários fansubs. Eu procuro. Eu cato por aí. Eu vou atrás. Então, se quiser, procure também, mas pode vir falar comigo, alguns eu ainda tenho. 

Hoje, tenho nada mais, nada menos que cinco Koreans love. 


Desses cinco, os dois mais "amores" são o Jang Keun Suk, de quem já escrevi aqui no blog, e o Lee JunKi, de quem ainda não tive a oportunidade de escrever, porque ele é meu amor mais recente, mas escreverei logo! 

Todos atuam, mas não são todos cantores, embora todos cantem, hihi. Digo, o Hyun Bin é o único que "não ganha dinheiro" cantando, embora ele interprete algumas canções. O que mais me chamou a atenção nesses cinco amores foi a maravilhosa voz que todos eles têm! Eu ainda vou descobrir o segredo desses coreanos, porque nenhum cantor brasileiro canta tão bem! Deles, o único que faz parte de um grupo de k-pop é o Choi MinHo, do SHINee, os outros são cantores solo. 

Meu "último" compromisso do ano foi ver o 63º Kouhaku Utagasen. A primeira vez que assisti a esse programa foi em 2011, por um site de stream na internet. Mas dessa vez eu vi  pela televisão! Isso mesmo, assinei o canal japonês NHK World Premium na NET somente para assistir ao Kouhaku. No post de 1º de janeiro de 2012 eu falei um pouco sobre ele: "Sei pouco sobre, mas é um 'show/jogo' especial que há anos a NHK transmite lá no Japão, classicamente determinado em dois times que 'competem musicalmente' entre si: o vermelho (das mulheres, comandado pela atriz Horikita Maki nesta 63ª edição) e o time branco (dos homens, comandado pelo terceiro ano consecutivo pelo Arashi)". 

Foram quatro horas e meia de música! Um verdadeiro espetáculo da música japonesa. Amei amei! E, embora o time vermelho tenha ganhado em 2011, quem ganhou dessa vez foi o time branco! 



Foi lindo demais!!! Valeu a pena ficar a manhã todinha do último dia do ano vendo esse show maravilhoso! Sem contar que a apresentação do Arashi foi digníssima! 

Ontem também fomos ao Culto de Final de Ano na igreja. Foi muito bom! O pastor deu uma ligeira palavra sobre o texto que se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 1, verso 35: "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava."

A pregação foi sobre Oração. Sobre a ausência de oração na vida de muitos cristãos. Até mesmo Jesus Cristo, o Filho de Deus, sabia o valor da oração e constantemente buscava ao Pai dessa forma. Que 2013 possa ser um ano de mais oração em minha vida, como verdadeira crente!

Por fim, passamos a virada com os pais do meu pai, a vó Nena e o vô João. Também estavam juntos a tia Cleu, o tio Anísio, o Leo e o Xandy. Foi simples, mas um momento divertido e agradável!

Muitas coisas aconteceram esse ano, se eu fosse contar tudo, o post que já está enorme ficaria muito maior. Então, dei somente uma pincelada pelos acontecimentos mais marcantes! 

2012 foi um ano especial. Um ano de começos e recomeços. Um ano abençoado! Meu Deus, obrigada por este ano! 

Espero que 2013 seja um ano bom, como foi 2012, e melhor ainda!

Obrigada a todos que fizeram meu 2012 mais feliz! Meus pais e minha irmã. Meus amigos e colegas. Familiares. Parentes. Conhecidos. Desconhecidos que sorriram para mim na rua e me desejaram bom dia. Pessoas que vejo todo dia. Pessoas que quase não vejo. Pessoas que nunca vejo. Irmãos em Cristo. Vizinhos. Koreans love. Arashi. E acima de tudo, obrigada Papai do céu!

Feliz Ano Novo!!!!