E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Meu Amor Pelos Livros!

Esse meme eu li no blog do Alexandre, Lost In Japan, gostei e resolvi responder eu também. Espero que outras pessoas também gostem e respondam!

- Desafio Literário -

1 - Existe um livro que você leria e releria várias vezes?

Caramba, é muito difícil falar de apenas um livro que eu leria (li) mais de uma vez. Existem vários, eu sou daquelas que vicia logo, em especial se a obra é boa. E, na maioria das vezes, os livros que releio são daqueles grossos... nas postagens do fim do ano passado, quem quiser pode encontrar resenhas artigos pequenos e simples que fiz apenas de livros que li mais de uma vez.

2 - Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?

Sim, sim. Tem quem diga que nunca parou um livro pela metade... ah, mas eu parei. Mais de um livro eu não consegui concluir a leitura, com certeza, mas não lembro de cabeça todos os títulos. O mais marcante, o primeiro que me lembro de ter interrompido foi Cem Anos de Solidão. Tentei, tentei e tentei, mas não deu... Sei que tem gente vai achar que é crime o que estou dizendo, mas achei o livro "um porre", apesar de ser um clássico literário.



3 - Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?

Nem sei. Mas precisaria ser um livro de história relaxante. Sabe, gosto de livros com histórias mirabolantes, que fazem refletir, romances policiais, ficção e por aí vai. Mas acho que pra ler para o resto da vida, tinha que ser um livro “água com açúcar” (lê-se romances bobos, leves e talvez melosos).  

4 - Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?

Nunca é uma palavra muito distante. Apenas digo que por enquanto, infelizmente, ainda não li A Menina que Não Sabia Ler.

 5 - Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?

Eu diria que não sei. Na verdade, tenho que pensar... uhm... talvez o final d’O Menino do Pijama Listrado. Achei realista, trágico, triste e por que não? lindo. Ou O Senhor dos Anéis. Quando li pela primeira vez, quis ir junto do Frodo pros Portos, atravessar o mar e chegar a Valinor ^^



 6 - Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?

O primeiro livro que li por vontade própria foi aos nove anos, O Leão A Feiticeira e o Guarda-Roupa, d’As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis. Fantasia com ensinamentos de moral, bondade e fundo bíblico. Desde aí, gamei em fantasia, mas em muitos outros gêneros também. Não parei mais de ler. Acho a leitura um hábito saudável da minha infância / pré-adolescência que não é sustentado pelas crianças de hoje.



7 - Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?

Aiaiai, sei que tem zilhões de pessoas mundo afora (inclusive o Alexandre, que originalmente respondeu esse meme) que amam o livro que direi que é chato, muitoooo chato, aqui e agora: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Livro fino, que demorei três séculos pra ler a exagerada. Entendo que tenha quem goste, mas eu não consigo gostar nenhum pouco, mesmo tendo lido até o fim, visto o filme, lido várias resenhas no Ensino Médio, enfim. Livrinho chato do caramba!



8 - Indique alguns dos seus livros favoritos

Ih, Tem certeza q é pra listar? A lista não teria fim... No blog tenho uma listinha, dá pra ter uma ideia. Mas aí vão alguns:

As Crônicas de Nárnia (7 livros / crônicas)
O Senhor dos Anéis (3 livros)
A Menina que Roubava Livros
A Última Música
O Menino do Pijama Listrado
O Semeador de Sonhos
O Caçador de Pipas
O Fantasma da Ópera

9 - Qual livro você está lendo no momento?

Memórias de Uma Gueixa – Arthur Golden



10- Indique outros blogues e blogueiros para participar desse desafio:

Quem quiser pode responder. Ficarei contente! Mesmo que não tenha blog, pode responder me mandando um email para myzinhacarol@gmail.com

Nenhum comentário: