E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Relacionando... [2]

Dessa vez, foi quando lia Amanhecer. Livro que por sinal acaba muito mal, e quando a Bella se transforma, a história começa a desandar ops, isso é spoiler, desculpem, esqueçam o que eu disse. Mas não é disso que vou falar. Enfim, depois do meio do livro, a Renesmee nasce^^ mais spoiler... acho melhor não ler, se não quer ler spoilers. Ela, logo apelidada de Nessie, acaba se tornando a alma gêmea do Jacob

Tá, vamos ao que interessa. Ou não interessa, não sei. Depende mais de quem lê do que de quem escreve.

Não sei quantas pessoas já ouviram falar do Silmarillion. Para mim, um dos melhores livros que já li! Não está na minha pequena lista aqui no blog simplesmente por uma falha minha, ou, para justificar melhor, porque não é um livro fácil de ser lido.

O Silmarillion foi escrito por J. R. R. Tolkien, o ilustre escritor da maravilhosa saga atemporal O Senhor dos Anéis. É basicamente a história por trás de SdA. O que vem antes. Vale muito a pena, mas como eu disse acima, é um livro bem difícil de ler, com uma linguagem um pouco “arcaica”, muitos nomes, uma geografia extensa e complicada e detalhes que vão além da compreensão de escritores simples, que estão longe ainda de alcançar a grandiosidade de Tolkien.

Conta a história da criação de Arda, a Terra, e todos os acontecimentos que sucederam. O livro é de uma riqueza excepcional e guarda milhares de histórias de grandes senhores de elfos e homens duas eras antes da história da Guerra do Anel.

Uma dessas histórias é a de Béren o Maneta e Lúthien Tinúviel ("rouxinol”). Béren era um mortal, grande entre os filhos dos homens, muito bravo, forte, valoroso e belo. Lúthien era uma princesa elfa, imortal, belíssima, que adorava cantar e tinha uma voz maravilhosa (por isso era conhecida como “rouxinol”).

Bom, acho que é fácil chegar à conclusão que esses dois seres tão diferentes e grandiosos se apaixonaram. Béren, vagando pela floresta depois de um embate desastroso com Morgoth, o Senhor do Escuro, do qual somente ele saiu vivo, encontrou Lúthien e ali começa a história de amor dos dois.

Passam por muito desafios, enfrentam batalhas e o amor deles aumenta dia a dia, na luta pela sobrevivência. Sendo mortal, Béren é muito mais frágil que Lúthien, apesar de ser um dos maiores entre os homens, e ela não consegue evitar sua morte.

Dado isto, Lúthien também decide deixar o mundo, a terra-média, e mesmo sendo imortal, prefere morrer a viver longe de seu amado.

Num mundo de fantasias que é o mundo criado por Tolkien, tudo é possível, e ambos voltam da morte, só que agora Lúthien divide o destino de seu amado. Ela deixa para trás a imortalidade e escolhe viver uma vida repleta de felicidade que, embora seja uma vida curta, se fez plena de amor e paz, e eles não mais enfrentaram tribulações.

Tiveram filhos e netos e morreram, quando já estavam velhos demais.

Mas mesmo mortal, o sangue imortal ainda corria nas veias de Lúthien as gerações que surgiram da união dela e de Béren sempre puderam optar pela vida humana ou viver como elfos.

***

Bom, falei de Béren e Lúthien pois, como disse, fiz outra relação absurda, dessa vez lendo Amanhecer.

Pois é, e essa relação tem tudo a ver. Para mim, pelo menos. Quando eu li, logo pensei na escolha que Lúthien fez. A escolha pela mortalidade, e seu amor por um reles mortal.

Falo de Jacob e Renesmee. Ou Nessie, como preferirem. Tá, mais spoilers, hihi. No artigo anterior, relacionei o Jake ao Rui. Pois dessa vez, ele está relacionado com o Béren. E a Nessie, filha de Bella com Edward, poranto meio-vampira e imortal (?) com Lúthien.

Explicando a grosso modo, até o nascimento de Renesmee lá pela metade do Amanhecer, o Jake era muito apaixonado pela Bella, que era sua melhor amiga e por sua vez era apaixonado pelo Edward, que era um vampiro.

Mas o Jacob é um lobo. Seria correto chamá-lo de lobisomen? Não sei, mas enfim... sendo lobo, ele é cercado por essas “histórias de lobo”, como por exemplo o tal do imprinting, que funciona mais ou menos como um amor à primeira vista. Até meados do Amanhecer, Jake nunca sofrera o tal do imprinting, que implica em você se apaixonar (não, é muito mais forte que paixão, é amor mesmo, o Amor Verdadeiro) logo que vê a pessoa pela primeira vez e nunca mais “desapaixona”.

Ele vê isso acontecendo com os seus amigos que também são lobisomens, mas não acontece com ele e ele continua cego de amores pela Bella, que já deixou claro que ama outro.

Até o nascimento da Nessie (o apelido carinhoso que o próprio Jake dá a ela). Quando ele vê o bebê meio humano meio vampiro, ele sente então o peso do imprinting e a razão de sua vida passa a ser a recém nascida. Ele deixa de ser apaixonado pela Bella. Claro que continua a amá-la, ela ainda é sua melhor amiga, mas já não a vê como via antes, pois em seu coração, só há espaço para uma pessoa, e essa pessoa é Renesmee.

E a história acaba aí. Sério, acaba somente três ou quatro meses depois que o bebê nasce e a Bella agora já é vampira. Ou seja, a gente não vê se o Jake e a Nessie se apaixonam ou não, a gente não a vê crescendo, não sabemos sequer se ela é mortal ou imortal. Sabemos somente é que embora o livro acabe e ela tenha somente alguns meses de vida, ela se desenvolve muito rápido e já parece ter três anos. Sabemos somente que ela já gosta muito do Jake, que é para ela um protetor, um guardião, um amigo, um companheiro de brincadeiras e travessuras. Sabemos que o Jake, por ser lobo e tudo o mais, envelhece muito lentamente, e enquanto está na ativa (ou seja, quando ainda atua como lobo) ele fica sempre jovem, mas sabemos também que ele não é imortal como um vampiro.

Como o livro acaba assim, com mais perguntas que respostas, não podemos saber o futuro de Jake e Nessie. Mas, como há uma pequena ênfase no fim do livro na possível imortalidade do bebê meio vampiro, eu visualizei a Nessie, futuramente, fazendo a mesma escolha da Tinúviel e largando para trás sua vida eterna para morrer ao lado do seu amor, o Jacob, que é humano e mortal, embora também seja lobo.

Sei que viajei legal. Fiz uma associação completamente descabida. Mas me dizem se não faz sentido?

Béren + Lúthien = Jacob + Renesmee


2 comentários:

Anônimo disse...

Ah eu acho tão bonito o amor do Beren pela Luthién....nunca terminei de ler mas, um dia terminarei.

Não cheguei a ler sobre a filha de Edward e Bella mas, minha irmã gostou muito dela com o Jacob.

<33

Emily Caroline disse...

Amo mto o Béren e a Lúthien tbm! É lindo! Termine de ler, vale mto a pena!

A Nessie e o Jake... amo o Jake, então, foi fácil amar tbm a Nessie >pois só o fato dele não ficar mais sofrendo pela Bella, tadinho, já foi m conforto pro meu coração!