E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

The Book Thief

Ora, o que falar desse livro MARAVILHOSO?? quem ainda não leu tem que ler, é uma história fantástica! Cheia de ternura e emoção. 

A Menina Que Roubava Livros, do australiano Markus Zusak, conta a história de Liesel Meminger, uma criança alemã que perdeu o irmão ainda muito nova e foi separada dos pais, tudo ao mesmo tempo. Ela foi "adotada" (não sei se esse é o termo correto) por uma nova família e teve, então, que se acostumar com seus "novos pais, novos amigos, nova ralidade de vida". 

Ainda não existe filme desse livro, e não sei se quero ou não que um dia venha a existir. Pode ser que um filme estrague a história do livro, como aconteceu com tantos outros. Dizem as más línguas que o filme vai sair, já até tem produtor e o escambau. Nõ, acho que não queria mesmo que o filme saíse. 

Uma vez, eu montei  o "quem sou eu" do orkut com frase do livro. Quem se interessar, vou copiar e colar aqui. 

"Primeiro, as cores.
Depois, os humanos.
Em geral, é assim que vejo as coisas.
Ou, pelo menos, é o que tento.

EIS UM PEQUENO FATO

Você vai morrer"

Outro pequeno fato: quando morrer, eu, Emily, vou para o céu.

“Continuava apertando o livro.
Continuava desesperadamente agarrada às palavras que lhe tinham salvado a vida.”

Se me perguntassem qual é minha atividade terrena preferida, teria um momento de hesitação ao responder. Afinal, são quatro: comer, dormir, ler e escrever. A comida é minha amiga, a cama me conforta, e os Livros... as Palavras... sempre me acompanham!

"Liesel caminhou até ele. Era tão corajosa que estendeu a mão e segurou seu rosto barbudo. 
- É você mesmo, Max?
Um dia alemão muito brilhante, com sua multidão atenta.
Ele deixou seus lábios beijarem a palma da menina.
- Sim, Liesel, sou eu – e segurou a mão dela junto ao rosto, e chorou em seus dedos."

Pra mim, a amizade significa, se não tudo, muita coisa. Amo meus amigos, levo-os sempre junto comigo, num canto especial e reservado do coração.

"- Rudy, acorde - soluçou. Agarrou-o pela camisa e lhe deu a mais leve sacudidela incrédula. - Acorde, Rudy - e já então, enquanto o céu continuava a esquentar e a despejar uma chuva de cinzas, Liesel agarrava o peito da camisa de Rudy Steiner. - Rudy, por favor - e as lágrimas se engalfinhavam com seu rosto. - Rudy, por favor, acorde, que diabo, acorde, eu amo você. Ande, Rudy, vamos, Jesse Owens, não sabe que eu amo você? Acorde, acorde, acorde... - "

E quero um amor pra vida inteira...

Deixa eu explicar uma coisa rapidinho: quem narra é a morte... digo, a Morte é quem narra a história d'A Menina Que Roubava Livros. É uma das coisas muito boas do livro, e por isso tem um caráter inovador. Vale muito a pena ler!

Nenhum comentário: