E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

segunda-feira, 28 de março de 2011

We can make it true!


"Smile" é um j-drama, um belo j-drama por sinal! Com o meu marvilhoso MatsuJun como protagonista. Conta a história de Bito, um japonês filho de mãe japonesa e pai filipino que foi vítima do preconceito desde a infância, por ser mestiço, muitas vezes tido por estrangeiro, muito embora tenha nascido e vivido toda a vida no Japão. No drama, é contado como o Bito lutou contra a discriminação e também como encontrou o amor e amigos que o ajudaram em todos os momentos.

Mas não é sobre o Bito, ou o dorama, que vou falar, mas exatamente sobre algo que é repetido o tempo todo: I have a dream = eu tenho um sonho. Frase essa que foi muitas vezes pronunciada pelo grande mestre Marthin Luther King, em seu famoso discurso pronuciado no Monumento a Lincoln em Washington, em 1963. Quem quiser saber mais sobre o discurso, clique aqui. Afinal, mais uma vez é sobre a frase que falarei, não sobre o discurso em si, rs.

Afinal, qual a importância de ter um sonho? O de Bito no drama era ter um restaurante que servisse pratos de diversos países. O de Marthin Luther King era a liberdade dos negros e não só isso, mas o fim do preconceito. Eu tenho vários sonhos ^^. Mas será que as pessoas ainda sonham, ou esqueceram a importância de sonhar?

O título desse artigo remete a outro dorama, "Bambino", também tendo o Jun como protagonista. A música é tema essa, We Can Make It!, do Arashi. O refrão é duplo:

Nós vamos conseguir tornar real!
O verdadeiro sonho está logo aí do seu lado a qualquer hora
Esse mundo selvagem continua sem fim
E o único brilho foi...
Meu sonho, meu sonho
***
Nós vamos conseguir tornar real!
Os sonhos verdadeiros estão sempre aqui
Esse mundo selvagem continua sem fim
Nesse momento eu irei me juntar ao
Seu sonho, seu sonho
   
Enfim, ter um sonho é algo muito importante. Ter vários então, nem se fala! Mas não basta ter um sonho e não ter coragem para realizá-lo. Tudo bem que nem todo sonho está ao alcance das mãos humanas e só Deus pode torná-lo real, mas via de regra quando um sonho se baseia no material e no físico, nos podemos realizá-lo sim. 
Os meus sonhos atuais são:
1 - me casar e ter filhos
2 - escrever um livro (vários livros)
3 - aprender a tocar piano
4 - comprar um piano
5 - ir ao Japão ver um show do Arashi
6 - ir para Londres e morar lá por um tempo
Digo atuais pois já sonhei outras coisas, coisas que foram se modificando com o tempo. Ou sonhos dos quais abri mão por algum motivo, medo talvez. Mas precisamos sonhar, e permitir que os sonhos cresçam, amadureçam e se modifiquem.
Agora, da minha lista, o único que não posso realizar (fique claro que só poderei tornar ele e os demais reais se Deus quiser e permitir) é o primeiro. Não depende de mim. Não basta querer casar e ter filhos que a coisa acontece. Contudo, os demais, cada um deles, eu posso me esforçar por realizar. Sei que aprender a tocar piano depende de dedicação e estudo de minha parte, ir ao show depende do orçamento bem planejado, etc.
Infelizmente, muitas pessoas se esqueceram de sonhar. Ou, simplesmente, não acreditam em sonhos, assim como não acreditam em contos de fadas. Vivem tão apressados, os dias tão lotados, tão corridos, que não têm tempo para essas "baboseiras". Daí, o mundo deixa de ser belo, a vida deixa de ser vivida, as horas não são mais apreciadas, se deixa de ter um motivo a mais para seguir tocando em frente. Mas ter um sonho te motiva a viver, sempre lutar, dia a dia, se esforçar no trabalho, nos estudos, em casa. Então, todas as pessoas deveriam voltar a sonhar. 

Claro que a razão de viver nunca deve ser um sonho. Pois, quando o sonho se realizar, a gente passaria a não ter mais uma razão. A razão é Cristo Jesus, o alvo é Cristo, o fim dá nossa fé é só Ele! Mas os sonhos são necessários à alma, dão aquele toque de beleza aos dias cinzentos. Ainda mais quando se aproxima se se tornar realidade. O sonho realizado tem o gostinho da felicidade.

I have a dream, a song to sing...

Quando eu estava ainda no Ensino Fundamental, sonhava em chegar logo no Ensino Médio. No EM, eu queria logo ser adulta, ter 18 anos, poder responder por mim sim e não. E agora, com 20, eu tenho renovado a cada dia. Comecei a realizar um sonho, a faculdade, e parei no meio do caminho, em parte por saber que no fim aquele se mostrou um sonho pequeno; em partes eu abri mão por algo que no momento era maior. Mas eu não deixei de viver, nem deixei de acreditar em sonhos. Vivi um momento negro, é verdade, mas logo vislumbrei a luz graças ao bom Deus e Sua eterna misericórdia e voltei aos sonhos.
Renovei o sonho da faculdade, e agora o sonho segue por outro caminho, mais condizente com meu sonho de escrever ^^. Mas nãovem ao caso. O fato é que os sonhos precisam se renovar e nós precisamos aceitar. E precisamos sonhar. Para podermos cantar com o ABBA: I have a dream, a song to sing...



Um comentário:

Anônimo disse...

que lindo esse post. temos que realmente sonhar, acreditar em uma força maior que nós, querer um mundo melhor.

temos que sonhar, o mundo precisa ser melhor.

bom dia!